quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Duelo entre Hamilton e Rosberg lembra duelo entre Senna e Prost

   Há tempos a Fórmula 1 não vê um forte duelo entre dois pilotos pelo campeonato mundial. As últimas 4 temporadas foram dominadas por Sebastian Vettel, com Fernando Alonso próximo, contudo com desvantagem por estar em uma equipe mais fraca. Em 2007 e 2008 houveram duelos fortes, primeiro entre Hamilton, Alonso e Raikkonen e depois entre Massa e Hamilton, contudo os duelos foram sempre com um ou outro piloto dominando uma corrida em si e não com disputas na pista. 
Senna e Prost fizeram no final dos anos 80 o maior duelo entre 2 pilotos na F1
   O duelo entre Hamilton e Rosberg, que correm juntos na Mercedes lembra muito o forte duelo entre Senna e Prost, que disputaram diretamente o título entre 1988 e 1990. Os dois correram na mesma equipe em 1988 e 1989, na McLaren, disputando a vitória em quase todas as corridas. Senna era mais arrojado, Prost mais técnico, Senna ficou com o título de 1988 e Prost com o título de 1989. Em 1990, Prost foi para a Ferrari que tinha o câmbio semi-automático, naquela temporada Senna era melhor nas pistas de rua e alta velocidade, já Prost tinha mais carro nos circuitos de média velocidade. O duelo entre eles foi visto como o maior da história da Fórmula 1. Chegando a ter batidas de carro, perseguição política e ameaças fora das pistas.
Na mesma equipe, Hamilton e Rosberg brigam dentro e fora das pistas em 2014
    Companheiros na Mercedes, Rosberg e Hamilton parecem agora estar seguindo o passo de ambos, apesar de terem histórias diferentes na categoria. Rosberg estreou em 2006 correndo pela Williams, apesar de fazer uma boa corrida de estreia foi uma das decepções do ano, depois disso ele evoluiu a cada temporada e sempre foi o destaque de suas equipes, superando inclusive Michael Schumacher. Já Hamilton chegou com tudo disputando o título em 2007 pela McLaren e se tornando campeão já em 2008. Depois disso o piloto não disputou campeonato algum e percorreu altos e baixos na categoria. Rosberg é conhecido pela sua técnica e abandonou apenas 1 das 11 corridas até o momento. Tem 4 vitórias, 5 segundos lugares e lidera o campeonato com 11 pontos de vantagem para Hamilton. Já o piloto inglês, conhecido pelo arrojo, venceu 5 das 9 corridas que terminou e ao lado de Rosberg vem fazendo duelos emocionantes na briga por vitórias e pelo campeonato em 2014.

Nenhum comentário: